
Nesta segunda-feira (28), representantes da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), do Observatório Social e do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) participaram de uma reunião com o CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior)/Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) em Presidente Prudente. O objetivo foi conhecer melhor o programa Muralha Paulista, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), que conta com a atuação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica.
Recepcionados pelo Tenente Garrido, a UEPP esteve representada pelo vice-presidente Ricardo Macedo; o Observatório Social por Marcos Lucas e Rodrigo Romão (também pelo Conseg). A iniciativa de aproximar as entidades do programa partiu de Marcos Lucas, ao identificar a necessidade de fortalecer o combate a irregularidades no município, sobretudo no trânsito.
Lançado em 2024, o Muralha Paulista tem como foco o monitoramento inteligente das cidades, especialmente para identificar e monitorar veículos suspeitos e pessoas com histórico criminal, por meio de tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância e análise de dados, entre outras importantes funções. “O objetivo hoje foi de entender esse programa e ajudar no que for possível para que seja ampliado em Prudente, sob a ótica da sociedade civil”, comentou Lucas.